Ruptura em obra de transposição do Rio São Francisco provoca evacuação de 2 mil pessoas


Cerca de dois mil moradores do entorno da barragem Jati, localizada no interior do Ceará, precisaram ser retirados preventivamente de suas casas neste sábado, 22, após o rompimento de uma tubulação nesta sexta-feira, 21.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, as pessoas levadas para abrigos e casas de familiares. Não há registro de feridos e a pasta diz que não há risco de rompimento da barragem.

A obra na qual ocorreu o vazamento pertence ao Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, inaugurado no dia 26 de junho. Porém, de acordo com o ministério, o vazamento já foi contido. Durante a noite e a madrugada, houve dificuldade de avaliação técnica da estrutura pela falta de iluminação.

Segundo informações do G1, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, irão ao local acompanhar a situação na barragem.

Especialistas em segurança e em gestão de riscos também estão na equipe da Defesa Civil Nacional enviada ao local, conforme o ministério. O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), também afirmou que irá fazer uma visita.

O vazamento ocorreu um dia após o ministro Rogério Marinho, abrir a comporta que libera água da barragem de Jati para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), um sistema do Governo do Ceará que abastece outras cidades do Ceará, incluindo a Região Metropolitana de Fortaleza. Após o rompimento, houve queda de energia no local.

Continue após os anúncios…


Portões de Correr, Portões Basculhantes, Coberturas Metálicas e Reboques para Carro e Moto em Tapiramutá e região é com a Metal Brasil. Veja mais detalhes Aqui.

Fonte: A Tarde

Deixe Seu Comentário:

Nos acompanhem nas nossas redes sociais e nos nossos grupos de mensagens e tenham nossas notícias em 1ª mão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s