Mulheres do ‘Movimento Vai Ter Gorda’ realizam ato no bairro de Ondina, em Salvador: ‘Queremos respeito’


Movimento Vai Ter Gorda realizam ato contra a gordofobia em Salvador — Foto: Foto: Cid Vaz/Divulgação

O movimento ‘Vai Ter Gorda’ iniciou, na manhã desta quinta-feira (10), em frente ao monumento “As meninas do Brasil”, no bairro de Ondina, em Salvador, um ato contra a gordofobia. A manifestação apresenta uma performance de três mulheres artistas, com o intuito de combater o preconceito sofrido pelas pessoas gordas.

O movimento realiza ações em busca de direitos e acessibilidade para as pessoas gordas. Por causa da pandemia, o ato é realizado com um número reduzido de pessoas, para manter as medidas de prevenção contra o coronavírus.

Conforme Adriana Santos, organizadora do movimento, o movimento quer quebrar qualquer tipo de preconceito que existe contra as pessoas gordas.

“Hoje, 10 de setembro, Dia do Gordo, resignificado pelo ‘Movimento Vai Ter Gorda’, como dia de combate a gordofobia. Hoje, mulheres estão na rua protestando contra a gordofobia e valorizando o corpo gordo, que é violentamente atacado pelo discurso gordofóbico e a própria patologização do corpo gordo”, explicou.

Durante a performance, as artistas ficam vestidas com biquinis, para incentivar a aceitação de outras mulheres gordas que passam por preconceitos.

“Estamos hoje reunidas com três artistas, três mulheres, três ativistas, mostrando a beleza do corpo gordo e a própria resistência aqui na nossa praça amada, ‘Meninas do Brasil’, conhecidas também como as Gordinhas de Ondina, da nossa saudosa Eliana Quertez, nossa artista plástica brasileira, baiana que deixa esse legado para o mundo de três mulheres gordas. Cada uma representando um continente, representando uma história de vida de mulheres gordas.” reforçou Adriana.

O Movimento Vai Ter Gorda foi fundado em Salvador, em janeiro de 2016, pela ativista feminista interseccional Adriana Santos. Desde então, promove ações de visibilidade e valorização dos diferentes padrões estéticos e humanos e batalha pela construção de políticas públicas visando a inclusão das pessoas gordas na sociedade livre de preconceitos e estigmas.

Continue após os anúncios…


Portões de Correr, Portões Basculhantes, Coberturas Metálicas e Reboques para Carro e Moto em Tapiramutá e região é com a Metal Brasil. Veja mais detalhes Aqui.

Movimento Vai Ter Gorda realizam ato contra a gordofobia em Salvador — Foto: Foto: Cid Vaz/Divulgação

Fonte: G1 Bahia

Deixe Seu Comentário:

Nos acompanhem nas nossas redes sociais e nos nossos grupos de mensagens e tenham nossas notícias em 1ª mão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s