Luto: Piritibano mestre de capoeira morre por complicações da Covid-19


Foto: ACRP

Nos acompanhem nas nossas redes sociais e tenham nossas notícias em 1ª mão!


Morreu nesta quarta-feira, dia 13 de janeiro de 2021, o professor João Gomes, conhecido como “João Rico”, vítima da Covid-19. O piritibano também tinha papel importante no esporte, o mesmo era mestre de capoeira e era chamado de Mestre Yaô. João contraiu o vírus do coronavírus, seu estado de saúde se agravou e ele teve que ser transferido para Salvador. Yaô ficou 37 dias internado na capital baiana.

O mestre fazia parte da Associação de Capoeira Regional de Piritiba/BA (ACRP). No dia 06 de março de 2020, o piritibano foi homenageado com o troféu “Berimbau de Ouro” (Oscar Brasileiro da Capoeira). O prêmio, além de homenagear pessoas que contribuíram direta ou indiretamente com a capoeira durante o ano, serve para valorizar e dar visibilidade a essa cultura no Brasil.

No dia 18 de agosto do mesmo ano (2020), data em que a ACRP completou 13 anos de existência, “João Rico” participou de uma live, juntamente com outros mestres. O convite foi feito pelo Mestre Dhunga e Cmestre Fly.

⇒Confira também um pouco da trajetória do piritibano no esporte, contada por ele mesmo:


Em 1968 tive a oportunidade de ser colega de dois grandes Ases da capoeira, mestre Xaréu e mestre Itapoan no Colégio Manoel Devoto aonde podemos denominar Colégio dos capoeiristas. 

A real fraternidade se formou e passamos a conviver juntos através do esporte. Fui convidado por Itapoan para conhecer Bimba e a Regional. Depois de ter passado pelo “Colar de força” esperneando e não movimentado, tornei-me um aluno de Mestre Bimba, como era Sargento da Policia da Bahia passei a ser conhecido com o nome de “Sargento”, porém no dia da formatura o mestre Bimba apontou o dedo e disse: Este será chamado de “Yaô” e o motivo foi por ter passado no vestibular de Economia na UFBA, e estar de cabeça raspada, isto foi no dia 30 de março de 1969. 

O meu Grupo de formandos foram: João Gomes (Sargento) Yaô, Ermivaldo (Camisa Roxa II) e Ciro (Malvadeza). Tivemos como Paraninfo o Mestre Itapoan e Orador, o mestre Galo.

⇒Como capoeirista participei dos seguintes eventos: 

  • Grupo folclórico Ganga Zumba da federação Universitária Baiana (FUBE) nos jogos universitários Brasileiros de 1971, em Porto Alegre-RS e em Fortaleza-CE (1972);
  • Grupo Folclórico Mestre Bimba; Professor da Aal Academis de Arte e Luta;
  • Professor de Capoeira em Xique–Xique-BA (de 1973 a 1975);
  • Campeonato Baiano Universitário de Capoeira;
  • Campeonato Internacional da Academia de Bimba.

Tendo retornado a minha cidade natal de Piritiba em 2003, comecei a dar aulas a crianças no Centro Espírita Seara do Amor. 

Em 18 de agosto de 2007 juntamente com o mestre Cabinho também aluno de Bimba e os senhores Djalma, Nem Barbeiro, Paulinho, Carlos André e as senhoras Guiomar e Miryan criamos uma ONG, chamada Associação de Capoeira Regional de Piritiba (ACRP), com o nome fantasia “Tributo a Mestre Bimba” sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar a qualificação profissional através de estabelecimentos profissionalizantes e filantrópicos, além de buscar agregar os associados prevendo seu aperfeiçoamento esportivo, educacional e cultural.

Salve mestre Yaô!


A capoeira se encontra de luto, em especial a ACRP. Membros da associação, juntamente com familiares e amigos, lamentam. O município piritibano também sente a perda.

Toda equipe do blog Blog do Adenilton Pereira deixa os mais sinceros sentimentos de pesar para todos os familiares e amigos.

⇒Assista ao vídeo (homenagem):

⇒Fotos:

João Gomes e sua mãe, dona Regina

Fonte: Report News Bahia

Deixe Seu Comentário:


Entre em contato pelo Whatsapp 74 999663572
Não perca esta oportunidade! Na loja virtual Dory Modas você encontra roupas de qualidade e preço baixo. Comprando a partir de R$ 100,00 dividimos no cartão e a vista você tem 10% de desconto. Veja Mais Clicando Aqui.
Portões de Correr, Portões Basculhantes, Coberturas Metálicas e Reboques para Carro e Moto em Tapiramutá e região é com a Metal Brasil. Veja mais detalhes Aqui.

Um comentário sobre “Luto: Piritibano mestre de capoeira morre por complicações da Covid-19

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s