Nos acompanhem nas nossas redes sociais e tenham nossas notícias em 1ª mão!
Morreu nesta quarta-feira, dia 13 de janeiro de 2021, o professor João Gomes, conhecido como “João Rico”, vítima da Covid-19. O piritibano também tinha papel importante no esporte, o mesmo era mestre de capoeira e era chamado de Mestre Yaô. João contraiu o vírus do coronavírus, seu estado de saúde se agravou e ele teve que ser transferido para Salvador. Yaô ficou 37 dias internado na capital baiana.
O mestre fazia parte da Associação de Capoeira Regional de Piritiba/BA (ACRP). No dia 06 de março de 2020, o piritibano foi homenageado com o troféu “Berimbau de Ouro” (Oscar Brasileiro da Capoeira). O prêmio, além de homenagear pessoas que contribuíram direta ou indiretamente com a capoeira durante o ano, serve para valorizar e dar visibilidade a essa cultura no Brasil.
No dia 18 de agosto do mesmo ano (2020), data em que a ACRP completou 13 anos de existência, “João Rico” participou de uma live, juntamente com outros mestres. O convite foi feito pelo Mestre Dhunga e Cmestre Fly.
⇒Confira também um pouco da trajetória do piritibano no esporte, contada por ele mesmo:
Em 1968 tive a oportunidade de ser colega de dois grandes Ases da capoeira, mestre Xaréu e mestre Itapoan no Colégio Manoel Devoto aonde podemos denominar Colégio dos capoeiristas.
A real fraternidade se formou e passamos a conviver juntos através do esporte. Fui convidado por Itapoan para conhecer Bimba e a Regional. Depois de ter passado pelo “Colar de força” esperneando e não movimentado, tornei-me um aluno de Mestre Bimba, como era Sargento da Policia da Bahia passei a ser conhecido com o nome de “Sargento”, porém no dia da formatura o mestre Bimba apontou o dedo e disse: Este será chamado de “Yaô” e o motivo foi por ter passado no vestibular de Economia na UFBA, e estar de cabeça raspada, isto foi no dia 30 de março de 1969.
O meu Grupo de formandos foram: João Gomes (Sargento) Yaô, Ermivaldo (Camisa Roxa II) e Ciro (Malvadeza). Tivemos como Paraninfo o Mestre Itapoan e Orador, o mestre Galo.
⇒Como capoeirista participei dos seguintes eventos:
- Grupo folclórico Ganga Zumba da federação Universitária Baiana (FUBE) nos jogos universitários Brasileiros de 1971, em Porto Alegre-RS e em Fortaleza-CE (1972);
- Grupo Folclórico Mestre Bimba; Professor da Aal Academis de Arte e Luta;
- Professor de Capoeira em Xique–Xique-BA (de 1973 a 1975);
- Campeonato Baiano Universitário de Capoeira;
- Campeonato Internacional da Academia de Bimba.
Tendo retornado a minha cidade natal de Piritiba em 2003, comecei a dar aulas a crianças no Centro Espírita Seara do Amor.
Em 18 de agosto de 2007 juntamente com o mestre Cabinho também aluno de Bimba e os senhores Djalma, Nem Barbeiro, Paulinho, Carlos André e as senhoras Guiomar e Miryan criamos uma ONG, chamada Associação de Capoeira Regional de Piritiba (ACRP), com o nome fantasia “Tributo a Mestre Bimba” sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar a qualificação profissional através de estabelecimentos profissionalizantes e filantrópicos, além de buscar agregar os associados prevendo seu aperfeiçoamento esportivo, educacional e cultural.
Salve mestre Yaô!
A capoeira se encontra de luto, em especial a ACRP. Membros da associação, juntamente com familiares e amigos, lamentam. O município piritibano também sente a perda.
Toda equipe do blog Blog do Adenilton Pereira deixa os mais sinceros sentimentos de pesar para todos os familiares e amigos.
⇒Assista ao vídeo (homenagem):
⇒Fotos:
Fonte: Report News Bahia
Postar um comentário