Um Dedo De Prosa: Tributo a Zé Garapa – Por Adaelson Alves Silva; Confira o episódio desta terça-feira(16).



Nos acompanhem nas nossas redes sociais e tenham nossas notícias em 1ª mão!


Adaelson Alves Silva, autor do episódio da Coluna Um Dedo de Prosa.

As tardes de domingo eram animadas por inúmeras brincadeiras promovidas pelo comerciante: pau-de-sebo, quebra-pote, corrida com sacos de estopa e outras milongas mais, hoje copiadas pelo Faustão, em suas Olimpíadas, e pelo Gugu, no outro canal. Enquanto a multidão se divertia, ele vendia não só a sua garapa, que na verdade era limonada, como doces, manga-umbu, amendoim torrado, cuia, peão de imburana, pimenta malagueta, sabonete Vale Quanto Pesa, pasta Collipe, faca sete-tostões e até mesmo bainha para foice. Naturalmente, não faltava Jurubeba Leão do Norte, Pitu, Chora na Rampa e as suas famosas raízes.

 Antes de se estabelecer comercialmente, ele trabalhou como sacristão. E foi com essa atividade que conseguiu juntar alguns trocados, com os quais montou a sua primeira bodega.                 

Partindo do princípio que o seu trabalho não era remunerado, vem a pergunta: como conseguiu juntar “alguns”, já que, honesto como era, seria incapaz de subtrair qualquer importância que arrecadava dos fiéis durante a missa? 

O que se sabe é que, em virtude de uma terrível seca que assolava Piritiba e região, os fiéis resolveram convidar o padre para fazer uma grande procissão, em que todos rezariam com muita fé e devoção, pedindo ao Criador que mandasse um pouco de chuva. A data foi marcada e o sacristão se encarregou de, pessoalmente, avisar a todos os fiéis. Foi um árduo trabalho, considerando que ninguém deixou de ser convidado. 

O dia da festa chegou e uma imensa multidão compareceu em frente à igreja, para receber as instruções do padre Nicanor, que estranhou que todos os fiéis traziam enrolados no pescoço um pavio daqueles usados nas velhas lamparinas (fifós).      

Antes que o padre perguntasse o porquê daquilo, Zé Garapa se apressou em colocar um pavio no pescoço do vigário, dizendo-lhe que aquilo era uma promessa e que todos esperavam que no final da festa os pavios estivessem encharcados de água da chuva que São Pedro mandaria. 

Não sei se choveu naquele dia. O que sabemos agora é que, com a venda dos pavios para os fiéis, ele conseguiu o capital para abrir o seu primeiro comércio e que, em poucos anos, se tornou um grande empresário e proprietário da maior bodega da cidade. 

Por: Adaelson Alves Silva

Zé Garapa

Observação: O colunista Adaelson Alves Silva é piritibano e atualmente ele reside no Estado do Paraná, onde é médico nefrologista. Ele está produzindo uma série de crônicas para o Blog do Adenilton Pereira que serão publicadas sempre às terças-feiras. A colona produzida por Dr. Adaelson tem o nome de “Um Dedo de Prosa”.

Fonte: Blog do Adenilton Pereira

Deixe Seu Comentário:


Entre em contato pelo Whatsapp 74 999663572
Na Comercial Gomes você encontra tudo em alimentos, bomboniere, cosméticos e bebidas em geral, sempre com o menor preço e o melhor atendimento. Faça nos uma visita e comprove o que estamos anunciando. Estamos localizada na Rua da Jaqueira, nro. 134, na cidade de Tapiramutá-BA. Mais informações: (74) 99978-2940 ou 98851-3339.
Não perca esta oportunidade! Na loja virtual Dory Modas você encontra roupas de qualidade e preço baixo. Comprando a partir de R$ 100,00 dividimos no cartão e a vista você tem 10% de desconto. Veja Mais Clicando Aqui.
Portões de Correr, Portões Basculhantes, Coberturas Metálicas e Reboques para Carro e Moto em Tapiramutá e região é com a Metal Brasil. Veja mais detalhes Aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s