Um Dedo De Prosa: O Sapo Cururu que virou macaco – Por Adaelson Alves Silva; Confira o episódio desta terça-feira(23).



Nos acompanhem nas nossas redes sociais e tenham nossas notícias em 1ª mão!


Hoje pela manhã eu estava no quintal de casa dando milho moído para alguns passarinhos que costumam nos visitar todos os dias. A primeira visita é logo cedinho e a segunda é no final da tarde. Não são de fazer barulho. Chegam calados e saem mudos e com a sede e fome saciadas. Bebem a água clorada da piscina, sem reclamar. Na verdade, eu quero falar é sobre o parente de um sapo que eu vi meio escondido embaixo da jabuticabeira. Vamos aos finalmente?

O assunto  é sobre o “sapo cururu”. Pra quem não se lembra, o sapo cururu tem uma coloração geral amarelada com tons de verde, abdome amarelo claro com manchas pardas  e pele com glândulas verrucosas. Chega a medir 18 cm de comprimento quando não está nervoso. Isto mesmo, quando não está nervoso, porque se você resolve enticar o dito cujo, ele começa a inchar, inchar, inchar, até explodir. Essa característica do cururu era muito explorada pela meninada da minha infância.

E você deve estar a perguntar: “E eu, o que é que tenho a ver com sapo cururu?”. 

Você, com certeza, nada. É que Nelson Martins, o meu pai, comprou um Corcel branco,  usado,  e resolveu experimentar o carro na estrada do Andaraí(Piritiba). Convidou Beca, o filho, e seguiram viagem. Após subir a ladeira de Checo, perceberam que o pneu dianteiro tinha furado. Pararam o carro na beira da estrada, para que o problema fosse solucionado. 

Pois bem, a surpresa e o desapontamento surgiram, quando perceberam que o carro não tinha macaco. Suspender o carro no “muque” não deu certo. Bem que tentaram. 

Vai daí que Martins viu passar por perto um sapo cururu. Não teve dúvidas. Colocou o anfíbio embaixo do carro e, com uma varinha de marmelo, passou a enticar o sapo que, à medida que ia crescendo de volume, o carro ia se erguendo.

Assim, com dois minutos de “enticada”, o carro já estava na altura que possibilitou a troca do pneu. 

Por: Adaelson Alves Silva

Observação: O colunista Adaelson Alves Silva é piritibano e atualmente ele reside no Estado do Paraná, onde é médico nefrologista. Ele está produzindo uma série de crônicas para o Blog do Adenilton Pereira que serão publicadas sempre às terças-feiras. A colona produzida por Dr. Adaelson tem o nome de “Um Dedo de Prosa”.

Deixe Seu Comentário:


Entre em contato pelo Whatsapp 74 999663572
Na Comercial Gomes você encontra tudo em alimentos, bomboniere, cosméticos e bebidas em geral, sempre com o menor preço e o melhor atendimento. Faça nos uma visita e comprove o que estamos anunciando. Estamos localizada na Rua da Jaqueira, nro. 134, na cidade de Tapiramutá-BA. Mais informações: (74) 99978-2940 ou 98851-3339.
Não perca esta oportunidade! Na loja virtual Dory Modas você encontra roupas de qualidade e preço baixo. Comprando a partir de R$ 100,00 dividimos no cartão e a vista você tem 10% de desconto. Veja Mais Clicando Aqui.
Portões de Correr, Portões Basculhantes, Coberturas Metálicas e Reboques para Carro e Moto em Tapiramutá e região é com a Metal Brasil. Veja mais detalhes Aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s