Um Dedo De Prosa: Para Inglês Ver – Por Adaelson Alves Silva; Confira o episódio desta semana, atendendo ao pedido de uma leitora de Tapiramutá-BA.


Nos acompanhem em nossas redes sociais e tenham nossas notícias em 1ª mão!

Adaelson Alves Silva, Colunista do Blog do Adenilton Pereira

Na semana que se passou, muito se falou sobre muita coisa. Em destaque o cerco ao fugitivo Lázaro, que foi tema do nosso bate papo na quarta-feira. Hoje, atendendo ao pedido de uma leitora de Tapiramutá, a minha prima Jadivan, vou tentar explicar a origem da expressão: “Para inglês ver”, que tem como significado, fingir que fez alguma coisa ou fazer mal feito.

Vamos aos fatos. Reza a lenda que coube à Inglaterra, ter sido o primeiro país do mundo a tentar abolir a escravatura. Pressionava com rigor o governo de Portugal, para aprovar leis que impedissem o tráfico e o uso da mão de obra escrava no Brasil, que era a base de toda a economia colonial. Para o bem da verdade, é bom que se diga, que algumas leis foram aprovadas pelo governo português, apenas para agradar aos ingleses, porém nunca foram cumpridas.

Foi no ano de 1831, que o Governo Regencial do Brasil, promulgou uma lei proibindo o tráfico negreiro, declarando assim, livres, os escravos que chegassem aqui. Mas, como o sentimento geral era de que a lei não seria cumprida, teria começado a circular na Câmara dos Deputados, nas casas e nas ruas, o comentário de que o ministro Feijó teria feito uma lei só para inglês ver.

Outro fato que vale a pena (depois eu conto a origem desta expressão) relatar é que o parlamento Britânico aprovou uma lei mais drástica, que criminalizava a escravatura e concedia poderes de abordar e inspecionar todos os navios portugueses.

Para burlar a fiscalização inglesa, a estratégia usada foi de carregar as primeiras embarcações com uma carga inofensiva, apenas “para inglês ver”, já que apenas os primeiros navios eram vistoriados, esta técnica proporcionava a passagem do restante da frota que estava lotada de escravos.

Agora a pergunta que não quer calar: será que a caçada ao fugitivo Lázaro era “pra inglês ver”? O que me contaram é que já estavam pedindo ajuda a São Longuinho.

Essa imagem tem um atributo alt vazio; o nome do arquivo é 35H9EPwl.jpg

Por: Adaelson Alves Silva

Observação: O colunista Adaelson Alves Silva é piritibano e atualmente ele reside no Estado do Paraná, onde é médico nefrologista. Ele está produzindo uma série de crônicas para o Blog do Adenilton Pereira que serão publicadas sempre às terças-feiras. A colona produzida por Dr. Adaelson tem o nome de “Um Dedo de Prosa”.

Continue após os anúncios…

==>>Quer Receber as notícias do Blog do Adenilton Pereira em 1ª mão no Whatsapp?

==>>Baixe o Tik Tok, use o código do Blog do Adenilton Pereira e ganhe dinheiro.

Deixe Seu Comentário:


Entre em contato pelo Whatsapp 74 999663572

Vem para a UNIFACS, Seu caminho, seus sonhos, agora em Mundo Novo-BA com até 100%* de bolsa EAD para graduação conforme a sua faixa de pontuação no Enem. Traga seu Boletim! E venha fazer uma simulação! POLO MUNDO NOVO – Av.Osvaldo Ribeiro, 72 – Centro – 74 99987-2289 Zap

No Açougue da Leide você encontra carnes bovina e suína, frango, peito de frango, fato, calabresa e salsicha. Estamos situados na Av. 27 de julho, Nº 277, próximo ao Copacabana Club, em Tapiramutá-BA. Aos sábados você também pode encontrar nossos produtos no mercado de carnes da feira livre. Telefone para contatos e Delivery é (74) 981242642.

Na Distribuidora ProLimpe, Produtos de Limpeza e Embalagens você encontra produtos de limpeza, embalagens descartáveis, sacos e sacolas, produtos para piscinas, essências, aromatizante e muito mais. Estamos localizados na Av. Dr. José Nery, nº 81, ao lado do Colégio João Queiroz, em Tapiramutá-BA. Telefone para contato 74 981119891. Veja Mais Aqui

A Pousada Rural Capim Guiné é a sua casa longe de casa. Ela está situada na BA-421,nº 02, na saída da cidade de Piritiba sentindo a Miguel Calmon. Os telefones para contato são 074 99985-1060 | 074 99986-1783.

Na Comercial Gomes você encontra tudo em alimentos, bomboniere, cosméticos e bebidas em geral, sempre com o menor preço e o melhor atendimento. Faça nos uma visita e comprove o que estamos anunciando. Estamos localizada na Rua da Jaqueira, nro. 134, na cidade de Tapiramutá-BA. Mais informações: (74) 99978-2940 ou 98851-3339.

Portões de Correr, Portões Basculhantes, Coberturas Metálicas e Reboques para Carro e Moto em Tapiramutá e região é com a Metal Brasil. Veja mais detalhes Aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s