Fala Doutor: Nesta quinta-feira(29) Dr. Adaelson Alves Silva fala sobre Hipertensão Arterial – O inimigo silencioso.


Nos acompanhem em nossas redes sociais e tenham nossas notícias em 1ª mão!

Hipertensão Arterial ou “Pressão Alta”. Muitas pessoas padecem deste mal e não sabem, exatamente por ser uma doença silenciosa e traiçoeira. Em muitos casos os sintomas só aparecem depois de muito tempo que a doença se instalou no paciente. As vezes ela se apresenta de forma dramática, sob a forma de um derrame cerebral, um infarto do coração ou com a paralisação ou mal funcionamento dos rins. Pelo exposto, é fácil entender porque é conhecida como “inimigo silencioso”.

Para entendermos a gravidade do problema, basta dizer que, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), atualmente, 33% dos brasileiros sofrem com a doença. No mundo este número a doença afeta mais de um bilhão de pessoas e é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, especialmente doença coronariana, derrame cerebral e para doença renal crônica, levando o paciente para a dialise. Outro dado importante para o seu conhecimento é que, antes da pandemia do Corona vírus, a Pressão Alta era responsável direta ou indiretamente por metade das 200 mil mortes por doenças cardiovasculares ocorridas por ano no Brasil.

É quase certo que você gostaria de saber como identificar ou desconfiar que a sua pressão está alta. Como já dissemos, na maioria das vezes você pode não apresentar nenhum sintoma. Fique atento quando surgir: dor de cabeça, sangramento pelo nariz ou falta de ar. Naturalmente estes sintomas podem ser confundidos com outras doenças. Ao procurar o serviço médico, nunca se esqueça de pedir para o médico aferir (medir) a sua pressão.

Com o envelhecimento, a Pressão arterial (PA) torna-se um problema mais significante e em torno de 65% dos indivíduos acima dos 60 anos apresentam Pressão Alta. Em pessoas mais jovens, a PA é mais elevada entre homens. O excesso de peso, sedentarismo e álcool também respondem pelo aumento dos níveis da Pressão.

Por se tratar de uma doença silenciosa que acomete grande parte da população, a hipertensão merece atenção e cuidado, pois a doença pode levar a outras consequências graves que podem ser prevenidas com mudanças de hábitos de vida e medicações de uso contínuo. Sendo assim, vale ressaltar a importância da aferição precisa da pressão arterial para o diagnóstico e o tratamento adequados.

É importante que tomemos conhecimento dos fatores de risco para a hipertensão arterial:

  1. Histórico familiar de pressão alta.
  2. Má alimentação
  3. Ter mais de 60 anos.
  4. Excesso de sal
  5. Obesidade.
  6. Consumo exagerado de álcool
  7. Não praticar exercícios.
  8. Diabetes mellitus
  9. Excesso de trabalho, ansiedade

Apesar de não ter cura, é importante sabermos que mudanças de hábitos simples e fáceis de colocar em prática ajudam a controlar o problema. Esta é a grande arma que dispomos para prevenir a doença. Lembrar que a quarentena que estamos vivendo está sendo responsável pela mudança do nosso estilo de vida. Só para citar: sedentarismo, alimentação desequilibrada e stress. Fique atento para os fatores de risco que enumeramos acima. Não se esqueça que o diagnóstico precoce da Hipertensão arterial é de suma importância, por isso você deve medir regularmente a sua pressão arterial, seja na farmácia, em casa com os aparelhos digitais ou no medico de sua confiança.

Por Dr. Adaelson Alves Silva

Continue após os anúncios…

==>>Quer Receber as notícias do Blog do Adenilton Pereira em 1ª mão no Whatsapp?

==>>Baixe o Kwai, use o código do Blog do Adenilton Pereira e ganhe dinheiro. Se já o App no seu celular nos impulsione e ganha bônus (Aqui)

==>>Baixe o Tik Tok, use o código do Blog do Adenilton Pereira e ganhe dinheiro.

Deixe Seu Comentário:


Entre em contato pelo Whatsapp 74 999663572

Vem para a UNIFACS, Seu caminho, seus sonhos, agora em Mundo Novo-BA com até 100%* de bolsa EAD para graduação conforme a sua faixa de pontuação no Enem. Traga seu Boletim! E venha fazer uma simulação! POLO MUNDO NOVO – Av.Osvaldo Ribeiro, 72 – Centro – 74 99987-2289 Zap

No Açougue da Leide você encontra carnes bovina e suína, frango, peito de frango, fato, calabresa e salsicha. Estamos situados na Av. 27 de julho, Nº 277, próximo ao Copacabana Club, em Tapiramutá-BA. Aos sábados você também pode encontrar nossos produtos no mercado de carnes da feira livre. Telefone para contatos e Delivery é (74) 981242642.

Na Distribuidora ProLimpe, Produtos de Limpeza e Embalagens você encontra produtos de limpeza, embalagens descartáveis, sacos e sacolas, produtos para piscinas, essências, aromatizante e muito mais. Estamos localizados na Av. Dr. José Nery, nº 81, ao lado do Colégio João Queiroz, em Tapiramutá-BA. Telefone para contato 74 981119891. Veja Mais Aqui

A Pousada Rural Capim Guiné é a sua casa longe de casa. Ela está situada na BA-421,nº 02, na saída da cidade de Piritiba sentindo a Miguel Calmon. Os telefones para contato são 074 99985-1060 | 074 99986-1783.

Na Comercial Gomes você encontra tudo em alimentos, bomboniere, cosméticos e bebidas em geral, sempre com o menor preço e o melhor atendimento. Faça nos uma visita e comprove o que estamos anunciando. Estamos localizada na Rua da Jaqueira, nro. 134, na cidade de Tapiramutá-BA. Mais informações: (74) 99978-2940 ou 98851-3339.

Portões de Correr, Portões Basculhantes, Coberturas Metálicas e Reboques para Carro e Moto em Tapiramutá e região é com a Metal Brasil. Veja mais detalhes Aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s