Um Dedo De Prosa: A Cuia e o Poeta – Por Adaelson Alves Silva; Confira o episódio desta terça-feira (03).


Nos acompanhem em nossas redes sociais e tenham nossas notícias em 1ª mão!

Ontem pela manhã fui campear um livro na minha estante para ler e passar um pouco do tempo. Um me chamou a atenção pela beleza chamativa da sua capa. Era um livro de poemas de um poeta paranaense que eu, particularmente, gosto muito. Estou falando de Paulo Leminski. Na página aberta ao acaso estava escrito: “Nada se leva. A não ser a vida levada que a gente leva.”.

Pois bem, quanta sabedoria disse o poeta em poucas palavras. Lembrei-me de Carlos de Bianor, poeta piritibano, que recentemente teve a sua biografia publicada no Blog Chapada Urgente, graças ao nosso também poeta Professor Edenilson.

Vou contar uma prosa onde Carlos foi protagonista. Tudo começa quando Gilson, neto de Bilu, comprou a “Cuia”, um pequeno sítio próximo a Piritiba. Como tudo que é novidade, “Vermeinho” (Gilson) morria de amores por aquele pedaço de terra estorricada pelo sol clemente. É certo também que lá havia uma pequena mina d’água, que produzia água em quantidade quase insuficiente para que o galo, as duas galinhas poedeiras e uma saqué saciassem a sede.

Um ano que choveu um pouco, Gilson plantou meia dúzia de pés de milho, que cresceram lindos e formosos. Antes da colheita, o bode do vizinho furou a cerca e comeu todas as espigas e também as folhas do milharal.

Muito chateado, o nosso amigo resolveu vender a “Cuia”. Pediu para o nosso poeta Carlos Barreto fazer um anúncio da venda da propriedade que só estava lhe dando muitas despesas e dores de cabeça.

Carlos Barreto, o nosso poetinha piritibano, que conhecia muito bem a propriedade do amigo, redigiu o texto que reproduzo: “Vende-se encantadora propriedade onde cantam os pássaros ao amanhecer, no extenso arvoredo. É cortada por cristalinas e refrescantes águas de um ribeiro. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes na varanda”.

Semanas depois, o poeta encontrou o seu amigo e perguntou-lhe se tinha vendido a propriedade. -"Nem pensei mais nisso", respondeu ele. "Quando li o anúncio que você escreveu, percebi a maravilha que eu possuía.” Algumas vezes, só conseguimos enxergar o que possuímos quando pegamos emprestados os olhos alheios.

Quero encerrar a minha prosa de hoje dizendo que eu não tenho tanta certeza se o autor do anúncio foi o poeta piritibano ou foi o Olavo Bilac. Só tenho certeza que a “Cuia” de fato existiu. Aproveito para afirmar que, segundo Nelson Martins, o pai, a Cuia foi uma das poucas coisas que Deus não criou.
Um dia eu lhe perguntei como ele tinha essa certeza. Ele responde de bate pronto: Deus criou a cabaça e o homem a dividiu ao meio, criando assim a Cuia.
Boa semana para todos.

Continue após os anúncios…

==>>Quer Receber as notícias do Blog do Adenilton Pereira em 1ª mão no Whatsapp?

==>>Baixe o Kwai, use o código do Blog do Adenilton Pereira e ganhe dinheiro.

==>>Baixe o Tik Tok, use o código do Blog do Adenilton Pereira e ganhe dinheiro.

Por: Adaelson Alves Silva

Observação: O colunista Adaelson Alves Silva é piritibano e atualmente ele reside no Estado do Paraná, onde é médico nefrologista. Ele está produzindo uma série de crônicas para o Blog do Adenilton Pereira que serão publicadas sempre às terças-feiras. A colona produzida por Dr. Adaelson tem o nome de “Um Dedo de Prosa”.

Deixe Seu Comentário:


Entre em contato pelo Whatsapp 74 999663572

Vem para a UNIFACS, Seu caminho, seus sonhos, agora em Mundo Novo-BA com até 100%* de bolsa EAD para graduação conforme a sua faixa de pontuação no Enem. Traga seu Boletim! E venha fazer uma simulação! POLO MUNDO NOVO – Av.Osvaldo Ribeiro, 72 – Centro – 74 99987-2289 Zap

No Açougue da Leide você encontra carnes bovina e suína, frango, peito de frango, fato, calabresa e salsicha. Estamos situados na Av. 27 de julho, Nº 277, próximo ao Copacabana Club, em Tapiramutá-BA. Aos sábados você também pode encontrar nossos produtos no mercado de carnes da feira livre. Telefone para contatos e Delivery é (74) 981242642.

Na Distribuidora ProLimpe, Produtos de Limpeza e Embalagens você encontra produtos de limpeza, embalagens descartáveis, sacos e sacolas, produtos para piscinas, essências, aromatizante e muito mais. Estamos localizados na Av. Dr. José Nery, nº 81, ao lado do Colégio João Queiroz, em Tapiramutá-BA. Telefone para contato 74 981119891. Veja Mais Aqui

A Pousada Rural Capim Guiné é a sua casa longe de casa. Ela está situada na BA-421,nº 02, na saída da cidade de Piritiba sentindo a Miguel Calmon. Os telefones para contato são 074 99985-1060 | 074 99986-1783.

Na Comercial Gomes você encontra tudo em alimentos, bomboniere, cosméticos e bebidas em geral, sempre com o menor preço e o melhor atendimento. Faça nos uma visita e comprove o que estamos anunciando. Estamos localizada na Rua da Jaqueira, nro. 134, na cidade de Tapiramutá-BA. Mais informações: (74) 99978-2940 ou 98851-3339.

Portões de Correr, Portões Basculhantes, Coberturas Metálicas e Reboques para Carro e Moto em Tapiramutá e região é com a Metal Brasil. Veja mais detalhes Aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s