Nos acompanhem em nossas redes sociais e tenham nossas notícias em 1ª mão!
Uma ação de combate ao desmatamento ilegal registrou devastação de 589 hectares de Mata Atlântica, em cidades do interior da Bahia. A área é equivalente a 590 campos de futebol. Os trabalhos ocorreram entre os dias 18 e 22 de outubro, em 19 municípios e os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (22).
Esta foi a segunda fase da operação “Mata Adentro”, realizada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com apoio de equipes da Polícia Ambiental. Foram vistoriados mais de 60 localidades , na Chapada Diamantina e nas regiões norte, litoral sul e extremo sul do estado.
Segundo o instituto, foram apreendidas 3.550 estacas de madeira extraídas de forma clandestina e outros equipamentos utilizados no corte de árvores. Além disso, mais de 20 fornos utilizados para a produção ilegal de carvão vegetal foram destruídos.
Continue após os anúncios...
==>>Quer Receber as notícias do Blog do Adenilton Pereira em 1ª mão no Whatsapp?
==>>Baixe o Kwai, use o código do Blog do Adenilton Pereira e ganhe dinheiro.
==>>Baixe o Tik Tok, use o código do Blog do Adenilton Pereira e ganhe dinheiro.
Conforme o Inema, as fiscalizações foram planejadas a partir de imagens de satélite, dentre eles do Programa Harpia e da Plataforma MapBiomas, que mostraram alertas com indícios de desmatamento em áreas de vegetação nativa.
O MapBiomas Alerta é uma tecnologia usada pelo órgão para validar alertas de desmatamento, com imagens de alta resolução. A ferramenta cruza informações de cinco sistemas de detecção em tempo real por satélite e confirma as ocorrências com o auxílio de inteligência artificial.
A partir da coleta de dados, o órgão, então, acionou a polícia e realizou as vistorias e autuações. Ao todo, foram aplicadas multas que podem ultrapassar os R$ 500 mil, por causa dos crimes ambientais. Não foi informado se houve presos durante a operação.
O Inema acrescentou que, para fazer denúncias, o cidadão pode informar ocorrências pelo número 0800 071 1400 ou pelo e-mail denuncia@inema.ba.gov.br.
Fonte: G1 Bahia
Postar um comentário