Chinês procurado pela Interpol por homicídio é preso na Bahia 16 anos após o crime — Foto: Reprodução/TV São Francisco |
Quer receber nossas notícias em 1ª mão? Faça parte da nossa Comunidade/Grupo no Whatsapp.
Um chinês procurado pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) por homicídio cometido no país de origem foi preso na cidade de Morro do Chapéu, no norte da Bahia, 16 anos após o crime.
Conforme informou a Polícia Militar, o foragido foi encontrado na terça-feira, dia 25 de março, após um alerta da Polícia Federal (PF) sobre a localização dele. Hongjiang Miao usava um nome falso. Com o estrangeiro, foram encontrados:
- cinco celulares;
- R$ 3,6 mil em espécie;
- dois passaportes com nome falso, sendo um emitido no Brasil e outro na China;
- duas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), sendo uma com o nome verdadeiro e uma com nome falso;
- pedras brutas de minério não tratado;
- dois cartões de crédito.
📱💻Siga nosso Canal e tenha acesso a todas as nossas notícias no seu Whatsapp... Clique Aqui.
Após cumprimento de mandado de prisão, o homem foi encaminhado para a delegacia da PF em Juazeiro, cidade também no norte do estado.
Conforme informou a PF ao g1, o mandado de prisão foi expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a extradição do estrangeiro. O chinês será levado para Brasília (DF).
Prisão recorrente
O chinês já tinha sido preso na Bahia em 2020. Na ocasião, ele foi encontrado no município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Segundo aponta a polícia, o homem teria cometido o homicídio na China em 2009. Segundo a polícia, ele contratou duas pessoas para atacar outra pessoa com quem tinha uma disputa. A vítima teve ferimentos graves.
Em 2020, quando o foragido foi preso pela primeira vez no estado, a PF explicou ainda que existia uma Difusão Vermelha, mandado de prisão internacional, ativa no sistema da Interpol. Mas, como no Brasil as difusões vermelhas não têm força de mandado de prisão, o STF precisou expedir o mandado.
Fonte: G1 Bahia